FOCO NO DESPERDÍCIO: TENDÊNCIAS DE DECORAÇÃO SÃO MAIS SUSTENTÁVEIS EM 2023

Web Radio Marcação ((FM))

FOCO NO DESPERDÍCIO: TENDÊNCIAS DE DECORAÇÃO SÃO MAIS SUSTENTÁVEIS EM 2023


Ainda como um rescaldo de 2020 - ano de início da pandemia - o comportamento das pessoas, especialmente as que adotaram o home office, mudou drasticamente quando o assunto é relacionamento com o lar, afinal o que antes era visto apenas como um lugar para “voltar ao final do dia”, tornou-se moradia e fez com que a sociedade refletisse sobre o novo jeito de morar.


Pensando nisso, sua casa está preparada para receber tudo que 2023 tem para oferecer? Todo início de ano, as pessoas criam metas, fazem listas de desejos e se enchem de esperança para que o novo ciclo seja melhor do que o anterior. Nestas fases de boas energias, mudanças simples podem fazer toda a diferença para um lar inspirador e renovado.


Para 2023, a grande aposta são as tendências de decoração mais sustentáveis. Preocupados com o meio ambiente, as pessoas estão optando por casas mais sustentáveis, praticidade, conforto, contato com a natureza e, acima de tudo, bem-estar.


Existem inúmeras ideias simples, baratas e criativas capazes de transformar o lar para 2023, confira abaixo algumas dicas para deixar o seu cantinho pronto para começar o ano com o pé direito.


Madeira


A madeira e outros elementos naturais voltarão com força aos lares em 2023. Para Marcela Neves, líder de arquitetura da Tuim, primeira empresa de móveis residenciais por assinatura do Brasil, as pedras também ganharão mais espaço nos projetos de interiores. “A busca por conforto, bem-estar e elegância é um dos principais responsáveis por esta retomada. Presente desde o jardim interno até a estrutura das paredes, os elementos naturais tornam o ambiente mais sustentável e transmitem uma sensação de maior aconchego e pertencimento”, complementa Neves.


Iluminação natural


Portas e janelas amplas que possibilitem o máximo aproveitamento da luz natural também estarão em alta. Como a ideia é proporcionar mais aconchego ao lar, essa é uma tendência que ganha ainda mais força. Existem alguns truques, como o uso de espelhos, móveis em laca ou paredes claras, que também permitem esse aproveitamento da luz.


Contato com a natureza


Conhecido como design biofílico, a presença do verde e a reconexão com a natureza segue sendo uma aposta para 2023. Afinal, inúmeros estudos já comprovaram que esta conexão diária com os elementos naturais também promove qualidade de vida, previne doenças, aumenta a produtividade e a criatividade. Para Marcela, os projetos que contemplam cada vez mais espaços verdes no lar, seja com plantas naturais, artificiais ou até imagens, seguem em alta.


Tons neutros e naturais


Os tons neutros e naturais são os principais protagonistas de 2023. “Sempre presentes em uma decoração minimalista, mas repleta de graça e versatilidade, os tons de branco, cinza e bege são os preferidos. Fáceis de decorar, eles tornam o ambiente sofisticado e elegante sem muitos esforços. Além disso, ampliam visualmente o lar e são capazes de manter os espaços sempre atuais”, destaca Neves.


Móveis por assinatura


Outra solução cada vez mais utilizada, sobretudo, pelos millennials e nômades digitais, é o modelo de assinatura. Visto como uma solução simples que traz total autonomia para o morador escolher exatamente o que quer e pelo período que precisa, a assinatura de móveis permanecerá em alta em 2023. “A vida dos moradores brasileiros está cada vez mais móvel, por isso oferecer esta possibilidade de mudança, com praticidade, agilidade e sem todas as dores de cabeça que envolve o processo de mudança, torna este hábito ainda mais comum, frequente e sustentável. Além de não investirem definitivamente nos móveis, as pessoas podem redecorar seus lares sempre que quiserem”, conclui Marcela.
Postagem Anterior Próxima Postagem