Conheça as vantagens do controlador de potência comparado aos comandos on-off

Web Radio Marcação ((FM))

Conheça as vantagens do controlador de potência comparado aos comandos on-off

Equipamento representa crescimento de 18% na Varixx, fabricante de eletrônicos.

Afinal, você sabe o que é um controlador de potência? Esse equipamento é destinado ao controle de nível de energia entregue a uma carga, para processos em geral, envolvendo cargas resistivas e inductivas, monofásicas, bifásicas ou trifásicas, podendo ser empregado em controle de temperatura, iluminação, fornos industriais, estufas, injetoras, extrusoras, primário de transformador, entre outros.

 

Dessa forma, o controlador recebe sinal de entrada analógico proveniente de um processo, potenciômetro ou CLP. Em função deste sinal analógico de entrada, ele modula o tempo de condução dos tiristores, variando a tensão eficaz para a carga, adequando o nível de energia requerido por ela. Ou seja, equilibrando essa distribuição elétrica.

 

Segundo Castellane Ferreira Diretor & Engenheiro Eletricista da Varixx, a carga recebe energia, cujo valor médio é proporcional ao nível de sinal analógico de entrada, podendo ser controlado por tensão ou por corrente. Além disso, também é possível utilizar um simples potenciômetro para controlar o nível de potência na carga, já que o módulo possui saída 5V ou 10V auxiliar. Inclusive, o equipamento representa 18% do crescimento da Varixx.

 

Esse modelo se destaca perante aos sistemas tradicionais, conhecidos como Comandos On-Off, pois em aplicações em que a carga é um banco de resistências isolado galvanicamente por um transformador ou em sistemas com cargas indutivas, as correntes máximas são muito menores com a utilização de controladores de potência.

 

“Outro benefício está relacionado a possibilidade de se obter uma precisão de temperatura, além da constância de temperaturas muito melhores que com os sistemas convencionais On-Off. Sem contar que os contadores por sistema On-Off tem vida útil reduzida devido à alta frequência de manobras/chaveamentos e exigem manutenções periódicas, o que não é exigido com os Controladores de Potência. Desta forma, não causa paradas de produção para manutenções corretivas, gerando queimas constantes das resistências, que são praticamente nulas com o uso dos controladores de potência”, explica o especialista.

 

Tipos de Comando

 

Dentro deste equipamento, existem dois tipos de comando para auxiliar o seu uso: o “Trem de Pulso” e o “Ângulo de Fase”. No primeiro, ele modula a largura dos pulsos, proporcionalmente ao sinal de entrada, sendo também associado ao sistema “Zero Crossing”, que sincroniza o disparo dos tiristores com a passagem da senóide por zero volts, evitando assim, o surgimento de transientes indesejáveis no circuito.

 

Já no segundo, o controle de potência é executado a cada semiciclo da rede. O disparo dos tiristores se dá quando a forma de onda atinge o ângulo de fase determinado pelo sinal de controle na entrada, enviando para a carga parte de cada semiciclo.

 

“No geral, o “Trem de Pulso” é indicado para sistemas de iluminação ou sistemas que necessitem fornecimento contínuo de energia, já que para esta categoria de controle é fornecido pacotes de energia à carga, oferecendo um melhor fator de potência por não recortar a forma de onda da tensão, não gerando harmônicos ou ruídos na instalação elétrica”, complementa Ferreira.

 

De fato, o controle de temperatura por variação da tensão eficaz e consequente controle da potência por controladores de potência estáticos, independente da técnica de controle, trazem inúmeras vantagens. Além de possibilitar menor variação da temperatura em relação ao setpoint, também reduzem drasticamente a manutenção de resistências e substituição de contatores eletromecânicos utilizados em sistemas on-off.

 

Castellane finaliza afirmando que com este sistema, quando aplicado no controle de temperatura, consegue-se obter excelente estabilidade na temperatura controlada, baixa flutuação dela em regime de operação normal, muito superior aos tradicionais sistemas de controle on-off.

 

Sobre a Varixx

A Varixx é uma fabricante líder no mercado brasileiro em soluções para eletrônica de potência, semicondutores e iluminação LED. Detentora de inúmeras patentes tecnológicas, a companhia vem se reinventando nas últimas décadas baseada em três pilares: ambientes mais seguros, operações inteligentes e produção responsável.


Postagem Anterior Próxima Postagem