Marcação: Período de defeso do caranguejo-uçá começa nesta segunda-feira

Web Radio Marcação ((FM))

Marcação: Período de defeso do caranguejo-uçá começa nesta segunda-feira

Começou nesta segunda-feira o período de defeso do caranguejo-uçá, mais conhecido como andada. Quando começa o defeso, fica proibida a captura desta espécie de crustáceo, porque nesse período acontece o acasalamento e a liberação dos ovos, garantindo a continuidade da espécie.

Assim, entre esta segunda-feira e o próximo dia 8 não é permitido capturar, transportar, beneficiar, industrializar e comercializar o animal. A proibição vale para os estados de Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

O caranguejo-uçá é um crustáceo encontrado ao longo de toda a costa brasileira. Ele se alimenta basicamente de folhas do mangue. A espécie tem um papel fundamental para reciclagem do manguezal, transformando as folhas em material que fornece nutrientes para outros organismos. E é ainda uma importante fonte de renda para famílias que comercializam os caranguejos inteiros ou beneficiados, contribuindo com a economia da região.

Durante este ano, o período de defeso do caranguejo-uçá ocorrerá em quatro datas diferentes nas fases da lua nova e lua cheia. 

Postagem Anterior Próxima Postagem