|On-Line|💻📡

Whatsap (083) 9 9123-4417

Brasil: Entenda qual é o significado da Quarta-Feira de Cinzas

Você sabe por que chamamos o dia que vem depois do feriado de Carnaval de Quarta-Feira de Cinzas?
Uma dica: tem a ver com grandes festas romanas e com a religião católica. Ainda não entendeu?
Para você conhecer melhor essa história e as origens do próprio Carnaval, selecionamos algumas reportagens no  " Blog Paraíba News".


O QUE É QUARTA-FEIRA DE CINZAS?

"Você sabe o que significa Quarta-feira de Cinzas? Vamos explicar. Antigamente o Carnaval era considerado uma festa pagã, porque esta festividade vinha dos tempos romanos, quando os Césares dominavam o mundo.
Eles eram muito exagerados em suas festas. Bebiam muito. E comiam até ficar doentes. Quando o imperador Constantino se converteu ao cristianismo, não pôde mudar todos os costumes do seu povo.
O Carnaval era um deles. Só que refreou um pouco os exageros. Então, a Quarta-feira de Cinzas, depois do Carnaval, significava que todos os foliões deveriam penitenciar-se na igreja.
Os padres faziam um sinal da cruz com cinzas, a fim de lembrar aos homens o que Deus disse a Adão, quando ele desobedeceu as suas ordens no paraíso: 'Tu és pó e ao pó voltarás'."
A HISTÓRIA DO CARNAVAL

"É um pouco difícil contar direitinho a história do Carnaval, pois esta festa se perde na noite dos tempos. Para maior exatidão, as festas gregas em honra do deus Dionísio já eram o início do nosso Carnaval. Assim como também os egípcios tiveram festejos em honra da deusa Isis e do boi Apis.
Houve também a Festa das sortes, dos hebreus. Depois, os romanos celebraram com mais loucura o culto da alegria. Com o advento do cristianismo, houve uma tentativa para moralizar alguns excessos e surgiram então, criadas pela própria Igreja, as folias dos reis, por exemplo.
() A Idade Média abafou também, durante algum tempo, o exagero das festas romanas. Mas até se conserva a tradição, em cidades como Florença, Napoles, Roma e Veneza, do Carnaval com enormes carros e figuras alegóricas, numa deslumbrante exposição de cores, formas e luzes."
É COISA NOSSA!!!

"No Brasil, o Carnaval só apareceu em fins do século XIX e início do XX. Mas, enquanto na Europa a festa era na base de grandes desfiles de carros alegóricos e bailes de máscaras, aqui dominavam apenas as brincadeiras de rua.
Com o tempo, também no Brasil, iniciaram-se os desfiles de carros alegóricos, programados pelas sociedades e clubes, e bailes em clubes. Surgiram concursos e o Carnaval ficou mais movimentado.
Os bailes à fantasia também começaram a despertar o interesse dos foliões e, nas ruas, surgiram as escolas de samba, os cordões e os ranchos, com muita animação e modinhas que o povo aprendia a cantar."