((Web Rádio)) Marcação FM

Últimas Notícias

Jovem paraibano com superobesidade consegue ficar em pé

Carlinhos, que permanece internado no Hospital das Clínicas, está se aproximando do sonho de voltar a andar

Internado há dois meses e meio no 10º andar do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para se tratar dasuperobesidade, o paraibano Carlos Antônio dos Santos Freitas, 28 anos, conhecido como Carlinhos, está cada vez mais perto de realizar o sonho que alimenta: voltar a andar. Nesta fase de preparação do jovem para a cirurgia bariátrica, que deve ser realizada no início de 2016, a equipe da unidade de saúde já consegue colocar Carlinhos em pé.
“Ele fica firme no chão por alguns minutos, o que consideramos um grande passo na fase de tratamento clínico da superobesidade. Mas precisamos avançar mais”, diz o chefe do Serviço de Cirurgia-Geral do HC, Álvaro Ferraz, que coordena a força-tarefa focada no processo de assistência social e de perda de peso do jovem, que mora em Patos, no Sertão da Paraíba. O trabalho de fortalecimento muscular, realizado por fisioterapeutas em atividades de reabilitação com Carlinhos, tem sido fundamental para manter o paraibano em pé, mesmo que seja por pouco tempo.
O médico, que passou duas semanas sem ver o paraibano enquanto participava do Congresso Mundial de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, em Viena (Áustria), surpreendeu-se ao ver Carlinhos quando retornou do evento. “Quem o viu dar entrada no hospital com 420 quilos e compara com o Carlinhos de agora já percebe que ele está visivelmente menos pesado. Certamente, perdeu bastante peso, mas ainda não conseguimos fazer a pesagem dele em balanças tradicionais”, informa Álvaro.
Postar um comentário